Garanhuns se
despediu, na madrugada do último domingo (26), da 25ª edição do Festival de
Inverno. O evento, que homenageou a escritora Luzilá Gonçalves, deixou um saldo
positivo para o município. De acordo com a Secretaria de Cultura de Pernambuco
(Secult/PE), foram em torno de 400 ações culturais com um público total
estimado em 600 mil pessoas. Os shows de encerramento, na Praça Cultural Mestre
Dominguinhos, contabilizaram um público superior a 65 mil pessoas, de acordo
com a Polícia Militar (PM).
Assim como em 2013 e
2014, a Prefeitura de Garanhuns manteve parceria direta, do planejamento à
execução, com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco
(Fundarpe) e a Secult/PE para que o evento fosse um sucesso. Três atrações
nacionais foram contratadas pela gestão municipal, sendo elas: Ana Carolina,
Leonardo Sullivan e Capital Inicial. Por meio da Prefeitura, também foram
contratadas outras sete atrações para Praça Cultural Mestre Dominguinhos.
Além dessas atrações,
a Secretaria Municipal de Cultura contratou cinco para o Palco Forró, cinco do
Palco Instrumental, três do Palco Pop, oito da Cultura Popular, três do Palco
Boião, quatro do Cultura Livre nas Feiras, sete oficinas, um espetáculo de
Teatro Adulto, um espetáculo de Dança, duas exposições, uma intervenção, três
Moda e Design, stand na Praça da Palavra e cinco do Palco Gospel. Os projetos
Roda de Sanfona e Orquestrando no FIG também foram articulados pela pasta. No
stand montando na Praça da Palavra, 45 escritores de Garanhuns e região se
encontraram.
A Secretaria de
Turismo informou que, durante os dias de semana, a ocupação nos meios de
hospedagem - incluindo hotéis e pousadas – ficou numa média de 60%. Nos finais
de semana, esse número chegou aos 100%.
A Secretaria de
Assistência Social, com o intuito de chamar a atenção de moradores e turistas,
realizou panfletagem sobre a prevenção ao trabalho infantil, violência sexual e
venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Foram, no total, 55
profissionais escalados, contando com profissionais dos Centros de Referência
de Assistência Social (Cras’s) e do Centro de Referência Especializado de
Assistência Social (Creas), e 16 educadores sociais, atuando nos principais
polos.
Um Centro de
Acolhimento foi montado, temporariamente, contou com materiais pedagógicos,
lúdicos, além de lanches para crianças que estavam com os pais – comerciantes –
trabalhando. Grupos culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de
Vínculos (SCFV) entraram na grade de programação. A Secretaria da Juventude, em
parceria com a Patrulha Mirim de Garanhuns, realizou panfletagem na avenida Rui
Barbosa e na Polícia Rodoviária Federal (PRF), sobre a campanha de prevenção e
combate às drogas. Em esquemas de plantão e prontidão, a Secretaria da Mulher
mobilizou toda sua equipe técnica durante o FIG. No total, 26 ocorrências foram
registradas, sendo seis atendimentos psicológicos, seis atendimentos jurídicos,
cinco atendimentos sociais, dois casos de violência física, seis de violência
psicológica, um de violência sexual e outra de violência patrimonial. Mais de
200 mulheres também receberam, durante o período de festa, palestras sobre os
direitos da mulher.
A Biblioteca Pública
Municipal Luiz Brasil e o Planetário Mauro Souza Lima, vinculados à Secretaria de
Educação e Esportes, ambos situados no Parque Euclides Dourado, estiveram em
atividade. A Praça da Palavra, que teve uma visitação de mais de 13 mil pessoas
durante os oito dias de funcionamento, contou com exposições diárias das
atividades realizadas nas salas de leitura de 15 escolas da Rede Municipal de
Ensino. A Biblioteca Luiz Brasil contou com a parceria da editora IMEPH, além
da participação das bibliotecas Indústria do Conhecimento (IDC) e a “Ler é
Preciso”. Já o Planetário disponibilizou três sessões diárias para o púbico.
A Secretaria de
Saúde, por meio da Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Vigilância
Epidemiológica e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), executou
serviços básicos em diversos polos de animação. Um total de 101 profissionais
de saúde trabalharam durante o evento. Ao todo, nos dois principais polos de
animação (Praça Cultural Mestre Dominguinhos e Parque Euclides Dourado), foram
105 licenças expedidas, 197 cadastros realizados, 1.820 inspeções, dois termos
de notificação e 21 autos de apreensão e inutilização. Quanto aos atendimentos
de saúde, foi registrado um número final de 1.027 atendimentos.
A Secretaria de
Serviços Públicos e Obras manteve um esquema de limpeza especial nas principais
vias públicas e nos 15 polos culturais. Entre as ações, podem ser citadas a
pintura de meio-fio, capinação em canteiros e instalação de iluminação no
entorno dos principais polos. Aproximadamente 90 homens estiveram espalhados.
Dez container’s soram instalados na Praça Mestre Dominguinhos para suprir o
aumento de demanda.
A Secretaria de
Comunicação Social, numa parceria com a Gerência de Comunicação da Secult/PE,
credenciou 59 veículos de comunicação de todo o Brasil para a cobertura
jornalística do FIG. No período de 16 de junho (data em que a Prefeitura
divulgou os primeiros nomes da grade de programação), até 27 de julho (um dia
pós-festival), foram identificadas a veiculação de 1.772 notícias sobre
Garanhuns – envolvendo direta e indiretamente o festival, sendo 1.084 em
emissoras de televisão, rádio e jornais impressos; e 688 em blogs e sites.
A equipe de
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa, formada por 11 pessoas, entre
servidores fixos e temporários, produziu, durante o evento, mais de 50 releases
– enviados diariamente para toda a imprensa. Por meio da Gerência de
Publicidade e Propaganda, peças publicitárias, visando divulgar as belezas de
Garanhuns, foram criadas e colocadas em pontos de ônibus da cidade. O Natal Luz
também se tornou peça publicitária nos polos, numa parceria com a Secretaria de
Turismo.
Em tempo real, os
shows noturnos tiveram cobertura direta. Registros fotográficos de cada atração
que subia ao palco Mestre Dominguinhos eram compartilhados na rede. A fan
page oficial da Prefeitura de Garanhuns, no Facebook, registrou um alcance
de mais de 140 mil pessoas por publicação. Um drone foi contratado para
registrar, do alto, o público que visitou os polos do evento.
A Secretaria de
Desenvolvimento Econômico realizou uma pesquisa socioeconômica com o objetivo
de identificar o potencial do maior evento do município. Em alguns restaurantes
da cidade, foi verificado que a clientela aumentou cerca de 60% nos finais de
semana do evento, em comparação com os finais de semana normais – durante a
semana chegou a uma média de 40%. O crescimento no faturamento do comércio
garanhuense pode chegar a mais de 30% em relação a períodos normais para alguns
setores. O dado de 2014, que mostrou que 100% dos turistas voltariam em 2015,
se comprovou.