sábado, 17 de maio de 2014

O discurso de sedução do PT e a queda de Eduardo Campos

A comunicação ousada dos Partidos Políticos tem demandado excelentes profissionais. Além de marqueteiros eles precisam dominar as técnicas de comunicação e linguagem, o que os obriga a ter intimidade com as artes cênicas e literárias, aplicando a teoria do discurso como ferramenta de convencimento popular. O vídeo do PT (Partido dos Trabalhadores) que está sendo exibido nas principais emissoras de Televisão é um exemplo claro da prática discursiva da sedução, artifício da semiótica para convencer os telespectadores.

No vídeo o PT sugere que as mudanças ocorridas nos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff foram tão acentuados, que as personagens que aparecem no curta, se chocam ao encontrar situações de seu passado. A narrativa começa com a frase: “Quando a gente dá um passo pra frente na vida precisa saber preservar o que conquistou” e termina fazendo uma provocação ao PSDB de Aércio Neves e FHC com a frase: “não podemos temer os fantasmas do passado”.

Hoje a coisa mudou feio
A peça publicitária é um trabalho digno de premiação. Contudo, incomodou muita gente por aqui. Inclusive o ex-governador Eduardo Campos, que embora tenha passado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, parece não ver nada de bom no Governo petista. Para Eduardo, que também é presidente nacional do PSB, a peça do PT é apelativa, mas não deverá influenciar os brasileiros convictos da necessidade de mudança.

Enquanto o PT investe pesado na mídia sedutora, o ex-governador de Pernambuco tem ainda, que lidar com fragilidades do passado. Uma delas é reflexo da forma como tratou o servidor público. A greve dos policiais militares, de certo modo, impactou na campanha de Eduardo Campos, embora seus súditos enviseirados não enxerguem, pois acreditar é preciso.

PARA SABER – A teoria do discurso é um recurso da semiótica. Sua aplicação é muito utilizada para a formação textual. Muitas vezes aparece sem a percepção do falante, mas quando usada conscientemente, é possível optar pelo discurso da intimidação, tentação ou sedução. Todos tem efeito positivo na transmissão do pensamento do falante. Sem dúvidas a sedução é a melhor forma de atrair a paixão humana.

Um comentário:

  1. Este vídeo ta mais para terrorismo que para semiótica

    ResponderExcluir