A
comunicação ousada dos Partidos Políticos tem demandado excelentes
profissionais. Além de marqueteiros eles precisam dominar as técnicas de
comunicação e linguagem, o que os obriga a ter intimidade com as artes cênicas
e literárias, aplicando a teoria do discurso como ferramenta de convencimento
popular. O vídeo do PT (Partido dos Trabalhadores) que está sendo exibido nas
principais emissoras de Televisão é um exemplo claro da prática discursiva da
sedução, artifício da semiótica para convencer os telespectadores.
No
vídeo o PT sugere que as mudanças ocorridas nos governos do ex-presidente Lula
e da presidenta Dilma Rousseff foram tão acentuados, que as personagens que
aparecem no curta, se chocam ao encontrar situações de seu passado. A narrativa
começa com a frase: “Quando a gente dá um passo pra frente na vida precisa saber
preservar o que conquistou” e termina fazendo uma provocação ao PSDB de Aércio
Neves e FHC com a frase: “não podemos temer os fantasmas do passado”.
Hoje a coisa mudou feio |
Enquanto
o PT investe pesado na mídia sedutora, o ex-governador de Pernambuco tem ainda,
que lidar com fragilidades do passado. Uma delas é reflexo da forma como tratou
o servidor público. A greve dos policiais militares, de certo modo, impactou na
campanha de Eduardo Campos, embora seus súditos enviseirados não enxerguem,
pois acreditar é preciso.
PARA
SABER – A teoria do discurso é um recurso da semiótica. Sua aplicação é muito
utilizada para a formação textual. Muitas vezes aparece sem a percepção do
falante, mas quando usada conscientemente, é possível optar pelo discurso da
intimidação, tentação ou sedução. Todos tem efeito positivo na transmissão do
pensamento do falante. Sem dúvidas a sedução é a melhor forma de atrair a
paixão humana.
Este vídeo ta mais para terrorismo que para semiótica
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