quarta-feira, 27 de maio de 2015

Projeto resgata a memória ambiental de Garanhuns

Além do trabalho de revitalização das nascentes de Garanhuns a equipe da ONG EcoNordeste está desenvolvendo uma atividade que pode construir a história ambiental do município através da memória dos seus cidadãos mais antigos. Para isso, a ONG tem contado com a valorosa colaboração dos grupos Reviver e Flores da Terceira Idade, coordenados por Graça Barros (SESC/Garanhuns) e Anamélia Sales de Assis (UAG/UFRPE), respectivamente. Nesta fase inicial, a EcoNordeste está coletando informações contidas nas lembranças dos membros destes grupos oriundas de seus depoimentos de histórias pessoais, dos objetos guardados, de fotografias antigas, das músicas populares, entre outras formas de expressão histórica. Todas estas informações serão catalogadas para exposição de uma pequena mostra a acontecer no dia 03 de junho deste ano em que ocorrerá o II Encontro sobre a Memória Ambiental de Garanhuns, em virtude das comemorações da Semana de Meio Ambiente. O objetivo final é a compilação de todo o material em um grande banco de dados em colaboração com historiadores e amantes da história do município e a futura produção de um documentário sobre a Memória Ambiental de Garanhuns.

É a memória ambiental individual na construção da memória ambiental coletiva de uma cidade seguindo o mote “conhecer de onde viemos, como estamos e onde queremos chegar”. É desta forma que acreditamos que se podem ratificar os acertos e retificar os erros na construção de uma Garanhuns ambientalmente sustentável para as próximas gerações.

O Memória Ambiental de Garanhuns conta com apoio da Petrobras que, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, patrocina o Projeto Águas de Garanhuns, que vem realizando a recuperação de nascentes em nosso município. (texto: professora Lucilene Simões (UAG/UFRPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário