terça-feira, 26 de maio de 2015

Parceria entre IFPE e Econordeste fortalece o projeto Águas de Garanhuns

O Projeto Águas de Garanhuns Patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental tem sido referência no interior de Pernambuco e essa notoriedade atrai outras entidades que desempenham atividades afins, na busca de parcerias com a Econordeste. O projeto que tem por objetivo a proteção e revitalização de nascentes ganhou um novo aliado – o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que dentre seus cursos qualifica estudantes para Técnico em Meio Ambiente.

O engenheiro agrônomo Rogério Melo, professor do IFPE, conheceu o Projeto e logo abraçou a causa dos ambientalistas, firmando compromissos coletivos entre a Ong Econordeste e os estudantes. Várias palestras foram realizadas no IFPE, no sentido de divulgar o projeto e as ações que estão sendo desenvolvido em cada uma das nascentes, o que resultou numa inquietação dos jovens para participar de maneira proativa das atividades de campo.

Neste mês de abril, com a conclusão da sementeira do IFPE e orientados pelos professores da área ambiental, os estudantes puderam realizar junto à equipe técnica do Projeto Águas de Garanhuns, um dia de campo de intensa produção de mudas, que serão destinadas ao reflorestamento de áreas degradadas e a própria arborização do campus do IF/Garanhuns. Na ocasião foram produzidas aproximadamente 1.800 mudas de árvores como Jatobá, Guapuruvú, Aroeira, Oiti, Pirim, Ouricuri e Senhora-vó.

Segundo o coordenador do Projeto Águas de Garanhuns, Marcos Renato Mattos, os estudantes experimentaram várias técnicas utilizadas na produção de mudas. “Demonstramos várias técnicas como a quebra da dormência para algumas espécies e a produção de substratos, a exemplo de outros. Agora estas mudas serão acompanhadas pelos estudantes e professores do curso de meio ambiente, para em seguida realizarmos o plantio nas áreas do projeto”, destacou o pesquisador.

“Na formação técnica ambiental nós estimulamos o estudante a se envolver na comunidade, participando inclusive de ações realizadas por associações e Ongs. As palestras, apresentadas pela Equipe do projeto Águas de Garanhuns fortalecem esse estímulo. Esse momento de produção de mudas é fundamental para cada estudante e uma realização para nós professores e ambientalistas”, destacou o professor Rogério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário