sexta-feira, 13 de junho de 2014

IPA lança máquina inédita para debulhar feijão-verde

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) lançou esta semana, em Serra Talhada, a máquina debulhadora de feijão-verde. A primeira apresentação ao público foi realizada na manhã da ultima segunda-feira (9/6), na praça de alimentação da feira livre de Serra Talhada.

O projeto foi iniciado pelo pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Paulo Miranda, em 1980, e retomado em 2010, pelo pesquisador em máquinas agrícolas, Antônio Timóteo Sobrinho do IPA, mentor e executor do projeto, que tem patrocínio do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com coordenação da UFRPE e execução do IPA.

“Para comercializar a máquina no mercado, é necessário buscar uma indústria parceira para produção em série”, falou Sobrinho. A expectativa é de que o equipamento esteja disponível no mercado em 2015. Ele destacou que o modelo apresenta a vantagem de produzir a higienização do grão e a debulhação em larga escala. “A capacidade é de debulhar cerca de 200 quilos por hora”, frisou o pesquisador.

O projeto prevê a geração de dois modelos. O primeiro é a debulhadora para bancada, com menor produção, destinada a quitandas, supermercados e restaurantes, em fase de construção no Senai.  O outro é o debulhador sobre rodas, com maior capacidade de produção, destinado a atacadistas e produtores de feijão-verde em vagens.

Operação e desempenho - O protótipo desenvolvido como modelo para fabricação em série adota os sistema de fluxo contínuo. O fluxo intermitente consiste em abrir e carregar a máquina, operar extraindo os grãos e, depois, abrir e descarregar as cascas, o que representa grande economia de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário