sexta-feira, 30 de maio de 2014

Em ação de greve, servidores do IFPE e da Rural doam sangue ao Hemope

“Sangue pela Educação”. Este é o tema da campanha de doação de sangue organizada pelos comandos de greve dos servidores do IFPE -  Campus Garanhuns e UAG/UFRPE, que inicia na próxima segunda-feira (2) e segue até a sexta-feira (6). A campanha teve início no Campus Caruaru do IFPE e agora tem o apoio dos servidores de Garanhuns.

A ação visa chamar a atenção da população sobre o engajamento dos comandos de greve dos servidores federais da educação e dar apoio à campanha do HEMOPE para reforçar o estoque de sangue no período junino. Os interessados em participar da campanha devem procurar o Hemocentro Regional de Garanhuns localizado na Rua Gonçalves Maia, s/nº Heliópolis, das 13h30 às 17h.

Requisitos para ser doador:
Identificação – É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial do Brasil, com foto.
Idade – O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.
Peso - O doador deve pesar no mínimo 50 kg.
Pulso - Características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm.
Menstruação - Não contra-indica a doação. As mulheres que apresentarem sangramentos menstruais anormais serão avaliadas pelos triagistas e só serão liberadas se tiverem condições para tal.
Alimentação - O doador não deve doar em jejum, nem após uma alimentação com alto índice de gordura. O indicado são refeições leves antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas).
Saúde - É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente.

Atividades - O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo ou mergulho e não puder interromper, por pelo menos 12 horas, as suas atividades, não pode doar sangue. Qualquer critério para a doação pode ser alterado pelo triagista, a quem cabe, de acordo com a análise do candidato à doação, a autorização final.

Um comentário:

  1. Maravilha!!!!!!!!!!!!!
    Excelente inicitativa...Parabéns aos servidores!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir