quinta-feira, 28 de maio de 2015

Nasf de Saloá realização ação de combate ao tabagismo

O NASF – Núcleo de saúde da família de Saloá realizou no dia 25, uma ação de combate e conscientização sobre o tabagismo. O dia foi marcado em todo o Brasil com o objetivo de alertar a população sobre os perigos à saúde, causados pelo fumo. O evento aconteceu na Academia da Saúde e contou com toda equipe de saúde da família, entre enfermeiros, assistente social, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, entre outros.

A equipe realizou u ma série de atividades físicas, além de palestra de sensibilização sobre o tema. A assistente social Vaneschka Cipriano trouxe uma abordagem metodológica para se parar de fumar, promovendo o adiamento do primeiro cigarro, para os casos de fumantes que têm um certo controle do vício, à Redução, para aqueles que têm maior dificuldade de parar. “O adiamento e
redução são práticas metodológicas que visam ajudar o fumante a se livrar da dependência. Nós estamos apontando caminhos para que as pessoas que fumam promover a diminuição das doses de dependência ao fumo, até conseguir a total extinção”. Destacou Vaneschka.

O tabagismo é considerado, pela Organização Mundial de Saúde - OMS, a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Para 2015, a OMS definiu o tema “Fim do comércio ilegal de produtos de tabaco”, para ser trabalhado internacionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário