quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Criadores de Zebu participam de evento sobre melhoramento genético

Nesta quinta-feira, dia 26, acontece na sede da Sociedade Nordestina dos Criadores mais um Circuito 100% PMGZ. O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ com o objetivo de levar conhecimento, além de propiciar a troca de informação entre pecuaristas e técnicos ligados à produção de carne e leite, apresentando cases importantes e opinião de especialistas sobre o melhoramento genético bovino e a sustentabilidade na fazenda.

Está será a segunda etapa do circuito realizado no Recife. O evento contará com nomes importantes da produção pecuária nacional, tais como Luiz Claudio Paranhos, pecuarista e presidente da ABCZ, Roberto Risolia, líder de sustentabilidade da Dow AgroScience e membro do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Carlos Fernando Falcão Pontual, criador de gado da raça Guzerá, Fabyano Fonseca, pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, entre outros.

O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, tem a vantagem de diminuir o custo de produção por unidade de produto e melhorar a relação custo/benefício. Disponibiliza ao mercado informações genéticas consistentes que atestam as performances dos rebanhos inscritos em suas provas zootécnicas.

Programação

-13h30 – Abertura: Luiz Claudio Paranhos, Presidente da ABCZ
-13h45 – Palestra: PMGZ na prática e a importância do Melhoramento Genético – Henrique Torres Ventura – Gerente de Pesquisa e Melhoramento Genético ABCZ
-14h30 – Palestra: Como a genética pode contribuir para a produção de carne e leite sustentável? – Fabyano Fonseca e Silva – UFV Universidade Federal de Viçosa
-15h00 – Palestra: O que o mundo espera do Brasil em termos de produção sustentável? – Roberto Risolia - Membro do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável)
-15h30 – Intervalo
-16h00 – Case de Sucesso: Carlos Fernando Falcão Pontual, selecionador da raça Guzerá na Fazenda Rosilha, Pombos – PE e Conselheiro da ABCZ.
-16h30 – Mesa Redonda:
Luiz Claudio Paranhos (ABCZ)
Fabiano Fonseca (Universidade Federal de Viçosa - UFV)
Marcelo Benitez (DSM Tortuga)
Roberto Risolia (Dow Agrosciences)
José Crespo (Marfrig)
Carlos Fernando Falcão Pontual (Fazenda Rosilia)
Moderador: Henrique Torres Ventura (PMGZ/ABCZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário