segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Saloá avança na implantação de ações da Economia Solidária

Vários municípios brasileiros vêm se desenvolvendo, principalmente nos últimos 15 anos, uma experiências de geração de trabalho e renda de forma comunitária, são iniciativas da Economia Solidária. Basicamente trata-se de viabilizar para famílias carentes, o acesso à compra de produtos doados pelo comércio ou arredados por campanhas solidárias. Em Saloá, a iniciativa ganhou o nome de Boutique Solidária, e aconteceu este ano pela segunda vez promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A boutique Solidária conseguiu reunir uma gama de produtos, principalmente roupas e calçados que foram doados por comerciantes e/ou pessoas idôneas que se sensibilizaram com a campanha. Os produtos foram comercializados com os beneficiários dos programas sociais do município, com uma moeda que tem o nome de “Solidário”, de modo que cada família recebeu uma quantidade de moedas e pôde adquirir seus produtos, como acontece normalmente no comércio local.

Para dona Quitéria Maria, moradora da zona rural de Saloá, a Boutique Solidária representa muito, principalmente porque acontece no final do ano, quando é preciso comprar roupas e calçados para seus filhos. “Eu estou muito feliz em poder participar da Boutique Solidária, pois posso comprar presente para meus filhos, roupas e calçados. Se não fosse dessa maneira, certamente eu não iria comprar este ano”, disse.

O secretário de Assistência Social, Carlos Ouro Preto, reconhece a importância da Boutique Solidária e pretende expandir esse serviço também em outros momentos, além do momento que já acontece ás vésperas do Natal. “A Boutique Solidária é uma ação da Economia Solidária. Nós criamos uma moeda fictícia, o “solidário”. E estudamos a possibilidade de implantar esta moeda também em outros momentos, para garantir que famílias de baixa renda possam comprar outros produtos além de roupas e calçados”. Destacou Carlos.

Uma economia alternativa concreta está em processo de formação no Brasil desde 1980. São destaques desta nova economia as Cooperativas populares, brechós e boutiques solidárias. É necessário para tal um plano técnico, administrativo e político que promova a busca de novos e o equilíbrio entre o social e o econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário