sexta-feira, 24 de outubro de 2014

IPA realiza capacitação de plantas medicinais para enfermeiros

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) finalizou ontem (23), a capacitação de Enfermeiros da  Rede de Atenção Básica do município de Camaragibe sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos. A ação tem como finalidade por em pratica o decreto que prevê o uso racional das plantas medicinais e dos medicamentos fitoterápicos. O grupo de 30 profissionais iniciou a capacitação na terça-feira (21).

A iniciativa segue os princípios que norteiam o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, com foco na segurança e eficácia da saúde pública e na conciliação de desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental. Os módulos teórico e práticos foram elaborados pelo farmacêutico Raimundo Fontinele Carvalho, que conta com o apoio de Oscar Gomes, gestor do projeto junto ao IPA e da Presidente do Instituto Darwin, Patrícia Luna. “Esse curso, que já aconteceu em vários municípios de Pernambuco, tem atingido o sucesso perante o público alvo, por ser um curso completo, que une a teoria e a prática em prol de se alcançar a eficácia na saúde pública”, destacou.

As capacitações estão previstas no projeto de Manipulação de Preparados Fitoterápicos realizado pelo IPA em parceria com o Instituto Darwin. De acordo com a Anvisa, são considerados medicamentos fitoterápicos os obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que inclui na sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário