quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Serta forma 69 técnicos em agroecologia e anuncia reconhecimento do Curso pelo CREA

Prof. Abidalaziz de Moura e Germano Barros
O Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), em Glória do Goitá, na zona da mata pernambucana, concluiu na ultima semana, a formação de mais 69 técnicos em agroecologia. O curso que é ofertado em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), recebe estudantes de várias regiões de Pernambuco, além dos Estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. A formatura das turmas C e D coincidiu com a comemoração dos 25 anos do Serta.

O curso Técnico em Agroecologia tem como objetivo profissionalizar os trabalhadores do campo para a agricultura familiar, com métodos que respeitam o meio ambiente e a saúde dos seres humanos. Os familiares dos estudantes vieram das mais longínquas localidades para prestigiar a formatura, que contou também com os secretários Ricardo Dantas (Educação e Esportes do Estado), Murilo Guerra (Qualificação e empreendedorismo) e Aldo Santos (da Agricultura)

Secretário Aldo Santos da agricultura fala para os formandos
Atualmente 850 estudantes, vindos de 103 diferentes municípios em sete estados brasileiros, participam do curso técnico em agroecologia do Serta. Uma vez ao mês, eles passam toda a semana na instituição, recebendo aulas práticas. “É uma oportunidade para aperfeiçoar o conhecimento, entender a teoria por trás do que muitas vezes já fazemos na nossa lavoura”, explica o agora técnico em agroecologia, José Everaldo Rodrigues da Silva, dono de uma pequena propriedade de dois hectares em Panelas, no Agreste pernambucano, onde pratica a agrofloresta, uma modalidade mista em que convivem preservação de um trecho de mata atlântica, e lavoura de frutas como a manga e a banana. Por sua dedicação à natureza e ao estudo da agroecologia, Everaldo é conhecido entre seus colegas por Mata Viva.

A formatura também trouxe uma boa novidade aos formandos: o curso foi oficialmente reconhecido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. A novidade foi anunciada pelo presidente do Serta, Germano de Barros. “Vocês estão legando um patrimônio que foi construído com muito suor, luta e trabalho”, disse.

O professor Abidalaziz de Moura, sócio-fundador do Serta, homenageou o ex-governador Eduardo Campos, a quem se referiu como um grande entusiasta da agricultura familiar. “Eduardo Campos acreditou no Serta e na importância das políticas públicas em agroecologia, que valoriza o homem e a mulher do campo, e produz alimentos na perspectiva do respeito ao meio ambiente”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário