terça-feira, 9 de setembro de 2014

Projeto Águas de Garanhuns realiza palestra sobre nascentes na UPE

O projeto Águas de Garanhuns, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental vem se destacando pela intervenção nas nascentes de Garanhuns. As atividades de preparo do solo, plantio de mudas nativas e limpeza da margem das nascentes atraíram a atenção de estudantes e pesquisadores da Universidade de Pernambuco (UPE) e Equipe foi convidada para realizar palestra e esclarecimentos sobre o projeto.

A palestra aconteceu no dia 02 de setembro para estudantes do 6º período do Curso de Geografia, da Universidade de Pernambuco. Na ocasião os representantes da Ong Econordeste apresentaram a situação das nascentes, localizadas nos Sítios Cruz, Oiteiro e Olho D’água, que vem passando por um processo de transformação ambiental a partir do projeto em curso.

O professor José Carlos Guedes (UPE), convidou a Equipe do projeto por conta de iniciativas dos próprios alunos. Segundo ele, existe uma numerosa quantidade de nascentes em Garanhuns e Região e o trabalho desenvolvido pelos ambientalistas é fundamental para a recuperação e manutenção dos leitos de água.

“Esse tipo de ação é bastante promissor e o envolvimento dos estudantes no processo, também contribui para o aprendizado, principalmente neste período letivo (6º), em que eles estão estudando sobre camadas do solo e recursos minerais”. Destacou Guedes.

A grande preocupação dos ambientalistas da Econordeste é em relação ao número de nascentes de Garanhuns que se encontram sem proteção natural. Através do projeto Águas de Garanhuns, a Entidade vem realizando várias palestras no sentido de sensibilizar a população para o uso racional da água e a preservação da natureza. As palestras têm despertado o interesse de outras cidades e alguns secretários municipais de meio ambiente buscam mais informações para desenvolver trabalhos semelhantes em suas regiões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário