sexta-feira, 18 de julho de 2014

Primeira noite do Festival de Inverno agrada multidão em Garanhuns

A primeira noite do Festival de Inverno de Garanhuns lembrou muito os Festivais culturais como o de Gramado. Foi uma noite marcada pelo friozinho da Terra de Simôa, que convergiu para os turistas e Palco com grandes espetáculos da música nacional e internacional.

As 21 horas a banda local Os Valvulados e Gabi da Pele Preta deram as boas vindas à multidão que se concentrou na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Não havia grande público (como o costume para quem se apresenta primeiro), mas aos poucos foram chegando, gostando e ficando na festa. A dosagem de cultura parece ser ministrada aos poucos, como para fazer quem não tem a oportunidade de presenciar tanta arte, e a Fundarpe foi bastante feliz ao trazer a cantora portuguesa Carminho, com seu Fado, que causou estranheza, à princípio, mas logo foi assimilado e o público aplaudiu maravilhado. O Fado foi elevado à categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2011. É a música portuguesa quem mais exige do intérprete, pois faz parte da alma desse povo.

A cantora Vanessa da Mata, a mais esperada para a noite de ontem (17), não quis saber da imprensa. Já no início da noite era sabido que ela não daria entrevista, como de fato ocorreu. Mas podemos dizer que nenhuma outra atração agradou tanto ao público, que a acompanhou em todas as canções. Afinal o público estava mais interessada em ouvir a cantora cantar, do que falar.
Garanhuns com certeza está realizando um dos mais organizados e tranquilos Festivais. A primeira noite sem contratempos ou angústia de alguns, é com certeza um bom começo. O 24º FIG parece mesmo que voltou às suas origens. Talvez por estar homenageando seu criado, o empresário Ivo Amaral, esta edição têm se assemelhado em sua essência aos conceitos originais, o que é muito bom. Mas está apenas começando e muita cultura ainda deve fermentar, não apenas na Praça mestre Dominguinhos, mas nos demais palcos: Parque Pau Pombo e Euclides Dourado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário