terça-feira, 13 de maio de 2014

Levantamento identifica variedades de feijão e fava em Garanhuns

O levantamento realizado pelo IPA Garanhuns vem buscando, desde meados de 2012, informações sobre variedades de sementes de Feijão Crioulo (nativos)  ou Feijão de Arranca e de Favas cultivadas na Zona Rural. O trabalho quantifica as variedades em uso, forma de distribuição e utilização dessas variedades nas diversas comunidades, variedades mais e menos plantadas, além de identificar as espécies que vêm desaparecendo ao longo do tempo. Até o momento, foram entrevistados, aproximadamente, 40 agricultores, sendo identificadas 20 variedades de Feijão Crioulo e 10 variedades de Fava.

A ação vem sendo realizada por meio de visitas, aplicações de questionários e coleta de amostras nas propriedades rurais distribuídas nos três distritos de Garanhuns: São Pedro, Miracica e Iratama. Durante as visitas, as famílias recebem um folder informativo sobre o tema e orientações técnicas a respeito da questão das sementes crioulas. As amostras coletadas estão expostas no Escritório Municipal do IPA, em Garanhuns, devidamente identificadas com o nome de cada variedade, agricultor e comunidade onde foi encontrada. 

O objetivo é discutir, em conjunto com as comunidades, aspectos relativos à importância da preservação do maior número possível de variedades crioulas, por meio da formação de bancos de sementes familiares e comunitários nas associações. Segundo o extensionista do IPA de Garanhuns, Pedro Balensifer , essas sementes são rústicas e melhor adaptadas ao microclima de cada região e, portanto, estratégicas para a consolidação do novo conceito de ações de Convivência com o Semiárido.  

“As Culturas do Feijão e da Fava são de grande representatividade para os agricultores familiares de Garanhuns e de todo o Agreste pernambucano. A importância dessas culturas se traduz nos tradicionais hábitos alimentares dos agricultores e sua comercialização é feita nas feiras e centrais de abastecimento da região”, diz Balensifer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário