terça-feira, 15 de abril de 2014

Vila de Caetés recebe certificado Nacional de comunidade quilombola

Nos últimos anos a comunidade Quilombola Atoleiro, no município de Caetés, através da Associação de Moradores, travou uma verdadeira batalha para conseguir o reconhecimento nacional. No ultimo domingo (13) o sonho dos moradores da Vila se realizou. Em solenidade no centro do lugarejo, os moradores e as autoridades locais: prefeito Armando Duarte, o vice prefeito Severino Gordo e os 08 vereadores da base do governo, além de secretários e diretores municipais, presidentes de associações, presidentes de sindicatos rurais e a população local, recepcionaram uma comitiva federal com fogos de artifícios, comidas típicas, apresentação do Samba de Côco Santa Luzia e da Banda de Pífanos ambas da própria comunidade negra. Uma verdadeira festa afrodescendente.

A solenidade foi para a entrega do Certificado de Reconhecimento de Comunidade Quilombola. Os visitantes foram recepcionados pelo presidente da Associação dos Moradores do Atoleiro, José Moreira que recebeu o certificado das mãos de senhora Maria José representante do Governo Federal e da Fundação Cultural dos Palmares. Ainda prestigiaram o evento o assessor parlamentar Eduardo Simplício e a vereadora Márcia Rodrigues, da comunidade quilombola do Angico (Bom Conselho).

 “Estou emocionada com a recepção de vocês, com a participação das de tantas autoridades municipais, apoiando a nossa luta. Eu faço questão de informar lá em Brasília, principalmente ao ex-presidente Lula, como fomos recebidos aqui e como está sendo bem governada a sua terra natal. Parabéns prefeito Armando, continue assim governando no meio do povo e apoiando as lutas das associações, sindicatos rurais e sobre tudo a luta dos negros”. Declarou a representante do Governo Federal Maria José. 

Um comentário:

  1. Fico feliz em saber que a comunidade reconheceu sua história e abraçou a causa quilombola. Sinto a satisfação do DEVER cumprido pois, quando estava a frente da Escola Manoel Izidorio foi plantado a sementinha sobre as questões etnico-raciais, da luta e da história do povo quilombola, e agora os FRUTOS aparecem. Um abraço! Valéria

    ResponderExcluir