quinta-feira, 27 de março de 2014

Semana de Direitos Humanos do Agreste Meridional chega a Garanhuns

Segue até a próxima sexta-feira (28), em Garanhuns, a Semana de Direitos Humanos. A ação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado (SDSDHE) e conta com participação de diversos municípios do Agreste Meridional, entre os quais Palmeirina, Lajedo, São João, Saloá e Garanhuns. Desde a última segunda-feira (24), diversas ações estão sendo realizadas de modo itinerante. Os Ouvidores e Técnicos do Estado, ligados à Secretaria de Desenvolvimento e Direitos Humanos também visitam as cadeias e presídios da região durante esta semana. Eles já estiveram na cadeia de Saloá, onde 108 apenados se encontram na unidade que tem capacidade para apenas 60, e também na Cadeia de Garanhuns, onde realizaram a oficina “Direitos e Deveres da Pessoa Presa”, e outra sobre a “Rede de Saúde e Cidadania LGBT”.

Ontem (26), no quilombo Castainho, foi realizada a Feira da Cidadania. Foram ofertados aos moradores serviços de beleza – corte de cabelo, manicure e pedicure –, atenção básica de saúde – aferição de pressão arterial, teste de glicemia e ações educativas referentes à saúde bucal, com ênfase ao câncer de boca -, agendamento para recadastramento do Programa Bolsa Família, segunda via das certidões de nascimento e casamento, emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), foto 3 X 4, cine reflexão sobre a violência contra a mulher e palestras educativas.

Segundo Mariana Santa Cruz, Coordenadora de Prevenção e Combate à Tortura da Secretaria de Direitos Humanos, é preciso que o município também participe mais ativamente dentro do sistema prisional. "É preciso que os municípios tomam para si a responsabilidade com o sistema prisional, pois os apenados entram na estatística de cada município". Segundo Mariana, a responsabilidade com os apenados não é apenas do Estado. "O Estado tem sim a maior responsabilidade mas deve ser partilhada com os municípios já que cada pessoa que hoje se encontra pagando suas penas nas cadeias e penitenciárias, tem como base de sua existência o município". disse.

Na Sexta feira, dentro da Semana de Direitos Humanos do Agreste Meridional, será realizada uma Conferência Regional na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - AESGA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário