sábado, 1 de março de 2014

Escola Manuel Vicente vivencia o “Evoé o Carnaval de Pernambuco”

O projeto “Evoé o Carnaval de Pernambuco” teve grande repercussão em Saloá. Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação em parceria com o Sesc e Projeto o Batuque, a ação movimentou a cidade, numa prévia carnavalesca jamais vista.

A escola Manoel Vicente vivenciou um grande cortejo de pelas ruas de Saloá, tendo seus estudantes, em sala de aula, uma proveitosa oficina percussão, ministrada pelo Professor Herick Faustino. Segundo a Gestora da escola, Sandra Cadengue, os estudantes aprenderam muito sobre o Maracatu que trás um ritmo tradicional do Nordeste do Brasil e que se desenvolve há mais de 400 anos. Ela lembrou a origem da expressão cultural: “O Maracatu é um compasso de origem africana, com elementos indígenas e portugueses, e que tem características religiosas. Aprender Maracatu é também resgatar nossa história e nossa cultura”, disse.

“Este ano Saloá tem vivenciado com intensidade o Carnaval. É preciso valorizar o carnaval e mostrar para nossos alunos que podemos tornar esse tempo atraente com cultura e nossos ritmos genuinamente pernambucanos como frevo e o maracatu. São valores que precisam chegar ao interior”. Disse a secretária de Educação de Saloá, Josevalda Cavalcante. Ela destacou ainda o empenho do arte-educador Pacheco Neto na realização do projeto Evoé. “Pacheco tem contribuído significativamente na Secretaria de Educação. Como arte-educador seu papel é envolver-se nas manifestações culturais do nosso município, aprimorando os valores já vivenciados”, disse a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário