quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Garanhuns Garden Shopping terá estação para aproveitamento total de efluentes

Um empreendimento comercial sempre traz benefícios para sociedade, mas também pode causar grandes danos ao meio ambiente. Por esta razão é preciso fazer as coisas de maneira correta, conforme determina a legislação ambiental. O Conselho de Meio Ambiente de Garanhuns (Codema) tem enfrentado situações complicadas com pequenas empresas que não cumprem a legislação e ontem, em reunião com a Tenco, empresa responsável pela construção do Garanhuns Garden Shopping, os ambientalistas tiveram uma das maiores provas de que é possível para os empresários fazer a coisa certa.

A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal, entre o Codema, Secretaria de Agricultura (que ainda responde por meio ambiente) e representantes da área ambiental da Tenco. Segundo o secretário de Agricultura, Epaminondas Borges, a reunião trouxe uma maior afinidade entre o Empreendedor, a Prefeitura e Codema enquanto órgão consultivo, de modo a definir estratégias para acelerar o processo de construção do shopping, considerando o cumprimento da legislação ambiental. “Tivemos uma boa conversa e trocamos e-mail para que possamos acelerar a construção desse grande empreendimento aqui em Garanhuns”, disse Epaminondas

Os técnicos da Tenco trouxeram uma espécie de organograma das ações que deverão ser implementadas ao longo da construção do Garanhuns Garden Shopping. Entre os destaque está a criação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que fará o aproveitamento total da água utilizada no shopping, minimizando os impactos ambientais. Segundo a coordenadora de licenciamento ambiental da Tenco, Liliane Guerra, a empresa tem utilizando esse tipo de Estação de tratamento em outros shoppings, em que todo o efluente bruno é reutilizado e colocado em reservatórios separados para serem redistribuídos. “É um sistema que nos ajuda a minimizar os impactos ambientais, podendo inclusive ser utilizado para as torres de arrefecimento do ar condicionado, um dos grandes vilões do impacto ambiental”. Disse Liliane.

Para o professor Marcos Renato Mattos, vice presidente do Codema, a empresa Tenco demonstra responsabilidade ambiental pela maneira como tem dialogado para a realização do empreendimento. “Não há diferença na maneira como tratamos as empresas. Seja pequena, média ou grande, as exigências ambientais são as mesmas e precisam ser cumpridas”, disse o ambientalista. O Codema vem acompanhando cada passo da obra do Shopping e todas as adequações exigidas pela Legislação ambiental estão sendo cumpridas. O Garanhuns Garden Shopping está sendo aguardado com muita ansiedade pela população região. A empresa Tenco que assumiu a gestão do projeto tem grande know how no mercado, administrando mais de 8 shoppings Centers no Brasil. 

Um comentário: