segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Estudantes da UFRPE em Garanhuns fazem curso sobre crocodilianos

A Médica veterinária Fernanda de Oliveira Santa Cruz, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAG), promover durante os dias 09 e 10 de novembro (sábado e domingo) um Curso de manejo, captura e contenção de crocodilos. O curso teve como público alvo estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia e trouxe um programa básico sobre a biologia de crocodilos e jacarés, e foi ministrado pelo médico veterinário Vinicius Dantas, coordenador técnico do Zoológico de Salvador (BA). No período da tarde, eles ainda realizaram procedimentos práticos e tiveram contato com um jacaré do papo amarelo, que foi trazido do IBAMA de Alagoas. Fernanda Santa Cruz, que desenvolveu seu projeto de Conclusão de Curso com anfíbios, destacou a importância desses cursos práticos, não somente para o estudante de medicina veterinária, mas por que abre para que alunos de outras áreas também conheçam esse tipo de animal. "É importante conhecer essas espécies para que saibamos conviver com elas sem agredi-las", disse.

Vinicius lembrou que os Zoológicos hoje desenvolvem uma atividade diferenciada que nos anos 80, em que serviam apenas de espaços de visitação pública. "Hoje o zoológico de Salvador tem uma atividade muito mais relacionada com a pesquisa para a preservação das espécies. Nesse trabalho, a participação das Universidades é de grande importância".


Crocodilos e Jacarés são espécies semelhantes para leigos, mas distintas para os profissionais. Os crocodilos são da família Crocodilidae e os jacarés, da Alligatoridae. Os Crocodilos têm escamas do ventre com poros glandulares, dentes alinhados e cabeça afilada. Os Jacarés têm cabeça larga e arredondada, dentes desalinhados e o quarto dente de cada lado do maxilar inferior é bem maior que os outros - aparece mesmo com a boca fechada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário