segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Diocese de Garanhuns se despede de Dom Fernando Guimarães

A igreja católica esteve reunida em massa ontem à tarde, por ocasião da despedida do Bispo diocesano Dom Fernando Guimarães. É que o Papa Francisco nomeou Dom Fernando como Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, com sede em Brasília, Distrito Federal. A Catedral de Santo Antônio ficou repleta de católicos que vieram de todas as 18 paróquias da diocese.

Dom Fernando José Monteiro Guimarães, será empossada na Arquidiocese Militar do Brasil, no próximo dia 7 de outubro, em Brasília. A Igreja católica ficará aguardando que o Papa nomeie um novo sucessor diocesano.

A Arquidiocese Militar do Brasil é subordinada diretamente à Santa Sé. O Arcebispo Militar faz parte do Regional Centro-Oeste da CNBB. A Sé Episcopal encontra-se na Catedral Militar Santa Maria Rainha da Paz, na cidade de Brasília. Com sua posse, Dom Fernando recebe também a patente de General das Forças Armadas.

Ao celebrar Missa de despedida, na Catedral de Santo Antônio, em Garanhuns, Dom Fernando mostrou-se emocionando e disse que argumentou como pode para continuar na Cidade das Flores, mas por sua obediência à Igreja e ao Santo Padre, cessaram todos os argumentos. “Estou deixando esta terra onde encontrei o cobertor para meus dias. Agora abraço com humildade o frio que me é dado em uma nova missão. Peço que Deus também me cobra neste momento”. Disse o pastor diocesano.

Um pouco da vida Religiosa de Dom Fernando
Após o Noviciado, emitiu a Profissão religiosa na Congregação dos Redentoristas aos 25 de Janeiro de 1965, cursando em seguida a Filosofia e a Teologia no Seminário Maior Redentorista em Juiz de Fora, MG (1965-1969). Ordenou-se sacerdote no dia 15 de Agosto de 1971, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos, RJ. De 1972 a 1980, trabalhou na Arquidiocese do Rio de Janeiro, como assessor do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral da Arquidiocese.

Trabalhos desempenhados em Roma

Em 1980 foi chamado a Roma, onde desempenhou diversas funções na Santa Sé. Na Congregação para o Clero, a partir de 2000, exerceu o cargo de Chefe de Departamento, responsável pelo setor que se ocupa da vida e do ministério dos Sacerdotes no mundo. É Doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, da Pontifícia Universidade do Latrão de Roma (1989), e Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário