quinta-feira, 24 de julho de 2014

SEMAS realiza em Garanhuns capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Para capacitar técnicos e secretários municipais de meio ambiente de todo Estado, a Secretaria de Meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco – SEMAS realizou esta semana reunião em Garanhuns com representantes de alguns municípios do Agreste. São um total de 36 oficinas que devem atender a todas as cidades do Estado. O governo federal através da Lei 12.651 tornou obrigatório o Cadastramento Ambiental Rural, após um longo debate entre ruralistas e ambientalistas. Pernambuco tem 305 mil propriedades, das quais 276 mil são de pequenos proprietários e terão o auxílio dos municípios para realizar o cadastramento.

Segundo Josimário Lucena, coordenador do Cadastro Ambiental Rural em Pernambuco, o CAR consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

O CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas. É também uma obrigatoriedade dos produtores, que caso não o realizem serão privados dos benefícios voltados para este segmento, como Pronaf e demais créditos para fomento da agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário