segunda-feira, 14 de julho de 2014

Distribuição de Palma beneficia mais de 5 mil produtores de Itaíba

Mais de cinco mil produtores rurais são beneficiados com a distribuição de sementes de palma, em Itaíba (PE). A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, tem distribuído cerca de mil raquetes da planta para por cada hectare de terra.  O objetivo de refazer a sementeira de palma é aumentar a produção de leite no município. Mais de 5 mil produtores foram contemplados com as sementes.

De acordo com Pedro Jordão, Secretário de Agricultura Itaíba sofreu nesses últimos três anos com a seca. O município era o maior produtor de leite de Pernambuco, com uma produção 75 milhões de litros por ano. Houve uma redução de 80% na produção e no rebanho. Ainda, de acordo com o secretário, a falta da palma fez com que os criadores se desfizessem dos seus animais por incapacidade de alimentá-los.

“A distribuição da palma irá impulsionar novamente a produção de leite. O problema da seca causou enormes prejuízos. Como a palma é o principal complemento da alimentação animal, ao refazer as sementeiras iremos aumentar a produção leiteira”, disse Pedro Jordão. 

Devido ao seu potencial de armazenamento de água durante a seca, a palma é a principal fonte de alimento dos rebanhos nas regiões do Agreste e Sertão pernambucano. No ano passado foram distribuídas mais de 3 mil sementes. Agora as sementeiras já estão sendo refeitas e a produção de leite está sendo impulsionada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário