sexta-feira, 11 de julho de 2014

Comércio deve faturar 30% a mais durante o FIG

O crescimento no faturamento do comércio garanhuense, no período da 24ª edição do Festival de Inverno, que acontece de 17 a 26 de julho, pode chegar, em alguns setores, em até 30% em relação a períodos normais. Os setores de vestuário e alimentação são os que mais lucram durante o evento. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) aponta uma movimentação econômica de 10% a mais em relação ao ano de 2013.

De acordo com o presidente da CDL Garanhuns, Fernando do Couto, antes mesmo do início do festival, os estabelecimentos de material de construção também conseguem atingir melhores índices de venda de produtos para reforma. “Os próprios hotéis e as pousadas, ou quem aluga sua residência, gosta de preparar a estrutura do local para receber os hóspedes. Então também podemos dizer que o período traz desempenho superior a outras épocas do ano”, salienta.

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho, o crescimento médio da renda do trabalhador com carteira assinada, em Garanhuns, entre os anos de 2002 e 2012, foi de 42,4% - o que leva a uma renda de mais de um salário mínimo e meio. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, o crescimento reforça o poder de compra. “É uma comprovação de que a cidade é dinâmica, visto que essa renda se mantém e há uma possibilidade de se aumentar ainda mais, pois a cidade é hoje um importante polo de investimentos externos”, destaca.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Garanhuns aumentou, em termos reais, entre os anos de 1999 e 2012, 84,72%. Os números da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) revelam, ainda, que desde 2009, o PIB ultrapassou R$ 1 bilhão, reforçando a tendência de desenvolvimento do ponto de vista da economia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário